Minha biografia
- Diana Almeida do Rosário
- 14 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de abr. de 2024
Sou Diana Almeida, do estado do Pará, criada em família simples e cidade pequena, iniciei quando criança no movimento reflexivo quando não concordava em viver aceitando determinados padrões que a sociedade me ditava e os questionamentos sobre as verdades da vida já existiam.
Diversos pensamentos, em meio à esses conflitos psíquicos na infância, passei à sentir/refletir sobre a ação dos pensamentos interferindo nas minhas sensações e emoções, e o quanto eles determinavam minhas atitudes.
A busca pelo entendimento da subjetividade humana passou à ser o meu sentido de vida, vivi ouvindo-me e respeitando esta condição, começou por mim e assim levei a diante para a vida.
Passei por momentos difíceis na infância, sofri injustiças e perdas que causaram dor e angústia momentânea, essas sensações de sofrimento, entendo hoje como sendo um grande laboratório, pude entrar em contato com sensações paralisantes e sentimentos que me tiravam o chão, destruindo-me por dentro. Conhecia então as nuances e facetas humanas, tomava propriedade quando parava para ouvir, permitindo viver aquele momento aceitando e atravessando por turbilhões de emoções.
Nascendo aí um desejo maior, desejo de atravessar tudo aquilo, sem enlouquecer, ou tirar a vida, lutando sozinha dia após dia. Alguns dias eram guerras vencidas e outros dias guerras perdidas, ao lutar com os próprios excessos de pensamentos, que prejudicavam o decorrer do dia, mas me faziam conhecer um outro mundo, o mundo interior, guerras travadas e lutas constantes, faziam parte.
Quando desistia conhecia a decepção e a tristeza, o medo e a desesperança, quando arriscava conhecia minhas potencialidades, coragem e força, mas nem sempre acertava, e então vivia a dicotomia de sensações. Laboratório sim, pois já fazia de mim, esta investigação.
No entanto existo analisando, imersa às questões humanas desde o princípio, assim funcionei, infância, adolescência, juventude, até hoje envolvida em reflexões e vivencias. Não caí de paraquedas na psicologia e nem resolvi cuidar do psicológico das pessoas por mera curiosidade ou ambição romantizada, mas sim por um movimento empático.
A alma se alegra se houver conexões com almas, cheias de sensações e sentimentos variados, me encontro no encontro com o outro, me percebo à partir do outro e existo com plenitude ao conectar-me com o semelhante.
Em um mundo liquido, onde aparentemente perdeu-se a valorização de uma boa relação interpessoal, ainda existem almas com anseio de um vinculo que será capaz de lhe tirar da superficialidade, vazio e futilidade da vida, e lhe possibilitar o contato com seu verdadeiro.
Ainda é tempo de resgatar valores !!!
Estudei o ser humano à partir de mim, passei entender que não adianta querer ajudar o outro sem antes compreender a si mesmo, a valorização, o amor, o respeito e reconhecimento é como um espelho, só é capaz de exercer e enxergar tudo isso, se existir para si, neste seguimento trilhei meus caminho, voltados para o e busca da subjetividade humana e saúde psíquica.
Seguimento que adquiri propriedade, então posso dizer que me sinto segura em dividir estes conhecimentos com outras pessoas , de forma ética, ser facilitadora para que pessoas descubram o sentido de suas vidas, que entrem em contato com seu projeto de vida, apropriando de si mesma, respeitando-se, descobrindo-se e despertando-se.
Além desta base de vivencias que auxiliam meu manejo clínico, "a experiência de vida", (meramente pautada no interesse pela subjetividade humana), cursei graduações na academia e minicursos, adquiri informações e experiências profissionais, às quais me são grandes aliadas para abertura de minha percepção clínica, aprimoramento dos métodos e internalização das habilidades psicoterápicas.
Em 2013 ingressei na academia de Psicologia UNIP-AM, iniciei nas pesquisas em projeto de iniciação científica interno, estudos sobre a busca do sentindo de vida, com o olhar fenomenológico existencial, sob a ótica de Victor Frankl, vinda a ser artigo científico, o que favoreceu à clínica, tais estudos me deram suporte científico para atuar e desde então não parei mais de realizar atendimento psicológico.
Durante a faculdade, direcionei minhas expectativas para aprender técnicas em clínicas, fui buscar cursos externos na UFAM, o primeiro por Cleiton Guimarães em psicoterapia fenomenológica Existencial, em 2017, durante o curso participei de grupos de estudos supervisionado por Doutor Ewerton Elder e Mestres em Psicologia na UFAM.
Ao aprofundar-me nos conhecimentos da fenomenologia existencial, estudei paralelamente a psicanálise da escola Freudiana, Logoterapia, e abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers, acreditando que conhecimento nunca é demais, quando se quer oferecer um atendimento com especialidade.
E fui cursar em 2019 a especialização em psicoterapia de orientação psicanalítica pela ULBRA-AM, ministrada por Mr Marcelo Zacarias, mestre em psicologia pela UFAM. Durante a pós graduação realizei atendimentos psicanalíticos no setor SPA da ULBRA, pesquisa de campo e estudos de casos sobre o tratamento de pacientes com depressão grave, apresentando ideação suicida.
Além dos conhecimentos psicanalíticos, utilizo também de uma visão holística, entendo que é preciso investigar o ser humano em todos os âmbitos, seja no âmbito físico, mental, emocional e espiritual, e conduzir o processo de maneira assertiva ao identificar bloqueios emocionais, traumas e questões externas, que por sua vez possam estar atrapalhando e impedindo o indivíduo de ser autor de sua existência e viver seu sentido de vida.
Em 2023 iniciei a especialização em Fenomenologia-Existencial, no instituto Vision com Dr Everton Elder. Na qual está sendo elaborado um projeto que será emitido em Doutorado na Faculdade de pós Graduação em Psicologia da UFAM (FAPSI).
No entanto, minha especialidade consiste em relacionar estes conhecimentos em direção ao único propósito: permitir a relação terapêutica para autoencontro do indivíduo, expansão da consciência, abertura de possibilidades para enfrentar sua realidade, obter encorajamento e auto responsabilidade na sua caminhada, seguir seu sentido de vida e ter uma relação saudável consigo e com os outros.
Me favoreço da psicoterapia psicanalítico, Humanista e existencial porque sei que este trabalho vem transformar a vida de pessoas que buscam por autenticidade e liberdade emocional, principalmente as que apresentam problemas de relacionamento pessoal/amoroso, problemas sexuais, baixa autoestima, ansiedade, angustias, desmotivação, falta de um sentido de vida, depressão e ideações suicidas.
Vem ser acolhido...
Diana Almeida do Rosário
Psicóloga CRP 20/11207, Psicoterapeuta
Comments